domingo, 4 de fevereiro de 2018

CURSOS DA FACULDADE FASIPE REALIZAM CAMINHADA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Enfermagem, Psicologia e Odontologia estão à frente da organização da caminhada que aconteceu no dia 11 novembro de 2017.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Em prol dessa campanha, os cursos da Faculdade FASIPE de Enfermagem, Psicologia e Odontologia realizaram no dia 11 de novembro às 16 horas, início Catedral, uma caminhada, para conscientizar e lembrar a população desse tipo de abuso contra crianças e adolescentes.
Para o acadêmico de Psicologia Jabner Gonçalves de Lima idealizador junto com o Prof. Rafael Alexandre Prado a caminhada é de extrema importância para que o poder público e a sociedade pautem a temática da violência e do abuso sexual contra as crianças e adolescentes. “Precisamos discutir essa temática todos os dias, pois a violência e o abuso sexual são violações dos direitos humanos que comprometem o desenvolvimento dessa parcela da população”, afirmou: Jabner Gonçalves.
Hoje cerca de 500 mil crianças e adolescente são explorados sexualmente no Brasil, a maioria delas com idade de 7 a 14 anos. A campanha vem com objetivo de mobilizar a sociedade sinopense e convocá-la a participar ativamente no combate e exploração das crianças de Sinop.
O acadêmico de Psicologia Jabner Gonçalves juntamente com o professor Rafael Prado, estão à frente do projeto, promovendo aos dois meses palestras, trabalhos que envolvam a sociedade na sensibilização, e principalmente esclarecendo que a criança e adolescente tem seu direito previsto na constituição. 
Jabner ressalta a importância da companha: “ O projeta surgiu a partir dos números absurdos, 320 crianças a cada 24 horas são exploradas em todo o país, 7 em casa 100 casos são denunciados. A partir das estatísticas, surgiu a ideia sensibilizar a população quanto ao tema”.
Vamos entender o que é abuso e o que exploração, para que fique mais facial identificar e denunciar.
A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.
Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
Lembrado que o projeto é aberto para toda população de Sinop, o encerramento da campanha de acordo com o acadêmico  Jabner Gonçalves será com a caminhada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convite! Antologia Jabner Lima e Convidados | Caminhos Diversos

 Olá a todos! Tenho uma excelente notícia! Para todos aqueles que se inscreverem na ANTOLOGIA JABNER LIMA E CONVIDADOS - CAMINHOS DIVERSOS...